Ionix
Conheça a importância do aço inox para produção de cerveja!

Conheça a importância do aço inox para produção de cerveja!

#notícias

O Brasil compõe a lista dos maiores bebedores de cerveja do mundo, junto com Alemanha, Estados Unidos, Irlanda, China, dentre outros. A bebida, que é uma das mais antigas que conhecemos, apresenta um interessante processo de fabricação, que é conhecido por muito de seus apreciadores e entusiastas.

Há algum tempo, escrevemos um artigo falando sobre a importância do aço inox nas cervejarias. Como a repercussão foi muito boa, decidimos falar dele de forma um pouco mais detalhada.

Confira!

Aumentar produção de cerveja com tubos de aço inox

A fabricação é um processo que exige olhos atentos para garantir uma cerveja de qualidade, que agrade os paladares mais exigentes. Nesse momento, além de contar com uma equipe qualificada para atender as necessidades do negócio, também é importante contar com bons equipamentos, que prezem pela qualidade do líquido desde sua matéria-prima.

A linha de produção, antes completamente artesanal, passou a contar com tanques de aço inox desde a descoberta deste, para aumentar a capacidade de produção e manter a qualidade do produto. Mesmo nas linhas de produção das cervejas artesanais, muito apreciadas pelo público, é normal que a bebida tenha contato com o aço inox.

As inúmeras propriedades do aço inox, como a resistência à corrosão, resistência mecânica, facilidade de conformação e baixa rugosidade superficial, por exemplo, são benefícios que fazem a diferença na hora de escolher o material. Eles permitem que a limpeza seja muito fácil, parecida com a do vidro, por exemplo, e não interfira em seu sabor.

Assim, das grandes indústrias até as cervejarias artesanais menores, o aço inox é a escolha preferida para o processo de produção - mas ele não se resume apenas a esta etapa inicial.

aço inox para produção de cerveja

Aço inox para produção de cerveja: ele está presente em todo o processo!

O Inox está presente em todo o processo de produção da cerveja! No início, ele participa da extração e conversão dos componentes do malte de cevada, milho e qualquer outro cereal utilizado, o que é fundamental para criar um sabor especial para a cerveja.

Durante esta etapa, utiliza-se o Moinho de Malte. Duas características incentivam ainda mais a escolha do material: a resistência estrutural e a espessura reduzida.

aço inox produção cerveja

Imagem: Reprodução | Internet

Na segunda fase, em que se adiciona o lúpulo, que é considerado o coração da cerveja, e da levedura, o líquido precisa ser bombeado por um meio filtrante, que permite sua limpeza e o livre de qualquer agente contaminante.

Para isso utiliza-se os filtros de clarificação, que dão limpidez e clareza à cerveja. O filtro fica em contato direto com a peça nesta etapa do processo, e, como o inox não reage aos compostos liberados pelos ingredientes da cerveja e mantém seu sabor inalterado, ele é o material mais indicado para este momento.

A terceira fase do processo, que consiste na conversão química do açúcar em álcool, também pode ser feito em um recipiente de aço inox. Este recipiente, chamado de tanque de fermentação, quando feito em inox, oferece resistência à corrosão, durabilidade, máxima proteção do sabor, economia, estética, dentre outras vantagens. É o material que oferece mais benefícios para a fermentação!

tanque inox produção cerveja

Nos resfriadores, a penúltima etapa, a aplicação do aço inoxidável é muito recomendada pelas suas propriedades de resistência a temperaturas abaixo de zero, garantindo ainda mais resistência estrutural com redução de espessura em relação aos aços comuns. Aqui a cerveja passa por mais uma filtragem, que é a última etapa, e então é armazenada em tanques, estando assim finalmente pronta para ser enviada aos clientes.

Um equipamento que também merece atenção para a indústria de bebidas de modo geral é o Pulmão de Ar Comprimido. Recentemente, nós pudemos fazer a entrega de um material destes para a Cervejaria Ambev.

Ele é responsável por benefícios como:

  • Estabilizar o ar na rede, igualando a variação de pressão gerada pelo compressor de ar comprimido. Isso influencia diretamente a produção e o desempenho do compressor.
  • Armazenar o ar de modo a suprir picos de consumo na rede.
  • Reduz o desgaste de peças e diminui o gasto com manutenções e aumenta a vida útil dos compressores.
  • Expandir o ar para efetuar a troca de calor.

Aço inox também é encontrado em choperias

É importante mencionar que o aço inox pode ser encontrado em choperias, já que se trata de um material de fácil higienização, nos ambientes de bares e restaurantes. Os acabamentos brilhantes e polidos do inox são também esteticamente agradáveis e conferem um ar de modernidade ao local. Estes aspectos incentivam o consumidor a confiar naquele produto e torna o comércio mais atraente.

Aliás, nós já falamos dos benefícios do aço inox para decoração da casa, mas algumas das dicas também são muito interessantes para empresas e comércios, então não deixe de ler também.

E para garantir que o funcionamento da sua indústria seja perfeito, o ideal é investir em equipamentos produzidos sob medida para o tamanho da sua necessidade!

Nossa equipe pode te orientar a fazer as melhores escolhas para seu negócio e produzir o equipamento do jeitinho que você precisa. Converse conosco no WhatsApp para trabalharmos juntos pelo sucesso do seu empreendimento!

Atendemos todo Brasil
Faça um orçamento com Ionix

Ligamos para você

Ícone

Orçamento rápido

Preencha os campos abaixo

{{form.lingua_id=1;""}}