Ionix
Como aumentar a vida útil do inox?

Como aumentar a vida útil do inox?

#notícias

Ao se pensar no uso constante e na conservação estética, manter a vida útil do inox em dia é peça-chave para qualquer tipo de utilidade. Os objetos feitos neste material têm ganhando espaço não só nas cozinhas, mas em variados ambientes, como outros cômodos domésticos, indústrias variadas, decorações e objetos do dia a dia. Em todos os casos, o desejo do consumidor é de máxima durabilidade.

De forma geral, contribuir com a vida útil do inox significa criar uma rotina de pequenas atividades (de limpeza, principalmente) que tornam tanto o visual quanto a utilidade do material mais eficientes. Escolhendo-se os melhores materiais de apoio, o resto fica na responsabilidade do próprio aço inox, que já é resistente por si próprio.

Alguns truques são bastante eficientes para a máxima conservação destes materiais e aplicáveis da mais complexa à mais simples funcionalidade do produto. Entre eles, confira os principais:

1 Seleção e modo de uso dos materiais

Primeiramente, lembre-se que a vida útil do inox também depende do mínimo desgaste indevido. Por isso, prefira sempre o uso de materiais neutros para realizar a limpeza.

Para se livrar de manchas e marcas de gordura e contatos físicos, água e sabão neutro bastam. Lembre-se de aplicá-los utilizando uma esponja macia, que não permita que marcas e arranhados apareçam. Apesar de o próprio aço inox dificultar estes riscos, ainda pode acontecer quando forçado.

2 Importância da secagem

Em alguns casos, de utensílios com maior proximidade doméstica, a secagem é fundamental para evitar que fiquem manchas ou marcas após a lavagem. É o que evita que o material fique com aspecto de envelhecido ou desgastado.

Quando esta secagem for feita imediatamente após a lavagem e, ainda assim, ficarem marcas, confira como foi feita a primeira etapa e adicione um pano limpo com álcool aos itens de limpeza. Ele é responsável por uma correta finalização.

3 Removendo manchas internas

Alguns compostos como alimentos específicos, materiais industriais e afins podem deixar manchas internas nos objetos de inox. Para evitar que elas permaneçam, há produtos no mercado produzidos especialmente para manutenção da vida útil do inox. Além deles, dois outros exemplos de removedores são: pano com suco de limão e vinagre branco.

 

4 O que não fazer

Dentro do que deve ser evitado, não há grandes necessidades de cautela ou desgaste de tempo e dedicação à conservação. Afinal, o aço inox é o mais resistente e seguro disponível no mercado e se popularizou pela facilitação de processos de quem o utiliza.

Como recomendações a serem seguidas na prática, a principal está focada em buscar não deixar água acumulada nos objetos em inox para que nada fique grudado ou gere manchas.

Outro tipo importante de cuidado é evitar o contato com objetos que podem arranhar a estrutura do aço. Colheres de alumínio e esponjas de aço são dois importantes exemplos.

Por último, cuide bem da remoção de produtos que não servirem para polimento do seu objeto em aço inox. Alguns como o cloro podem fixar manchas indesejáveis.

Em geral, o segredo de mantimento da vida útil do inox é a correta higiene, feita em frequência regular. Busque ao máximo garantir que a qualidade do produto seja reforçada fazendo bem pouco.

Se você deseja conhecer um pouco mais das possibilidades de materiais em aço inox, conheça nossos produtos e entre em contato conosco. 

 

Atendemos todo Brasil
Faça um orçamento com Ionix

Ligamos para você

Ícone

Orçamento rápido

Preencha os campos abaixo

{{form.lingua_id=1;""}}