Ionix
Aço inox, cromado e escovado: quais as diferenças entre eles?

Aço inox, cromado e escovado: quais as diferenças entre eles?

#

Na hora de construir, reformar e até mesmo escolher os móveis que irão compor a decoração do seu imóvel residencial ou comercial, é preciso avaliar diversos fatores. Muitos deles estão diretamente relacionados ao material que será aplicado em determinado projeto. Nesse contexto, para definir a melhor opção entre o aço inox, cromado e escovado, é preciso levar em conta as características de cada produto.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos um guia rápido com os principais detalhes sobre cada modalidade desse tipo de metal. Portanto, se ficou interessado no assunto, então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas. Acompanhe!

Quais as diferenças entre os tipos de aço mais comuns?

Em linhas gerais, o aço é uma excelente escolha para quem deseja garantir maior durabilidade e resistência a uma peça. Entretanto, definir o modelo mais indicado passa diretamente pela necessidade de cada projeto, afinal, cada produto tem suas próprias características, sejam elas relacionadas à usabilidade, vida útil e beleza.

Confira, a seguir, as principais diferenças entre o aço inox, cromado e escovado.

Aço Inox

Obtido a partir de elementos contendo essencialmente ferro e cromo, o aço inox é um dos metais mais utilizados na arquitetura moderna. Bastante resistente ao calor, essa liga metálica conta com uma película protetora que impede a oxidação do aço com o passar do tempo. Essa característica se dá pela reação química entre o oxigênio e o cromo — que também permite que as peças se tornem impermeáveis.

Dependendo da aplicação do material, pode haver a presença de outros elementos, como o níquel, molibdênio, titânio, nióbio, cobalto, boro e o nitrogênio. Em função dessas variações, esse material é comumente utilizado em eletrodomésticos, utensílios domésticos, construção civil, instalações hospitalares, móveis e muito mais.

Aço Cromado

Embora tenham aplicações semelhantes, o aço cromado é obtido por meio de um processo totalmente distinto do aço inox. Na prática, a liga de aço cromado é formada por uma quantidade maior de cromo, tornando-o mais vivo e brilhante quando comparado às demais modalidades.

Em linhas gerais, esse produto embora apresente um brilho mais intenso, tem menor durabilidade. Além disso, para manter a vividez de peças cromadas, é preciso investir em produtos de limpeza mais específicos, enquanto o aço inox pode ser higienizado de forma prática e rápida.

Aço Escovado

O aço escovado é uma liga de aço inox que recebe tratamento específico em uma das suas etapas de fabricação. Em via de regra, o aço escovado tem aspecto mais rugoso — por conta da abrasão mecânica —, enquanto o aço polido oferece um resultado mais liso da superfície.

Esses efeitos podem variar de acordo com a aplicação das peças, entretanto, são normalmente empregadas na produção de eletrodomésticos, luminárias e diversos outros objetos decorativos.

Qual a melhor opção, afinal?

Antes de responder essa pergunta, é preciso deixar claro de que não há uma resposta certa. Afinal, a escolha do material mais indicado depende muito das preferências pessoais de cada um, assim como sua aplicação. Entretanto, é possível destacar alguns aspectos importantes, já que o aço inox, por exemplo, trata-se de um material que tem uma maior durabilidade.

Enquanto isso, o aço cromado é comumente observado em peças estilizadas, especialmente de uso em áreas internas. Em contrapartida, esse material exige maiores cuidados na manutenção do brilho, já que pode se deteriorar com o passar do tempo. Finalmente, o aço escovado é comumente aplicado em escadas ou acabamentos de cozinha, sendo mais utilizado em corrimões e guarda corpos.

Contudo, tendo em vista a necessidade de cuidados especiais — em função do material — é importante levar esse critério em consideração, afinal, deverá ser dedicado um tempo e recursos para uma manutenção adequada.

Nesse sentido, o aço inox é uma opção bastante viável, tanto no aspecto econômico quanto na sustentabilidade. Isso porque, além de todas suas vantagens, pode ser reciclado. Além disso, essa pode ser uma opção mais adequada para aqueles que buscam por peças mais sofisticadas e brilhantes.

O que achou das nossas dicas? Esperamos que com essas informações fique mais simples compreender as principais diferenças entre cada tipo de liga metálica. Portanto, se deseja conferir mais charme e elegância ao seu projeto arquitetônico, confira nossos produtos e peça seu orçamento online agora mesmo!

Atendemos todo Brasil
Faça um orçamento com Ionix

Ligamos para você

Ícone

Orçamento rápido

Preencha os campos abaixo

{{form.lingua_id=1;""}}